NOTÍCIAS

Drones XAG P40, V40 e P100 recebem Autorização de Projeto Voluntária da ANAC para uso aeroagrícola

A AL Drones, empresa líder no Brasil em consultoria de certificação para drones profissionais, conquistou, junto com o Grupo Timber e a Megadrone Brasil, a Autorização de Projeto Voluntária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para os drones agrícolas XAG V40, P100 e P40. Os modelos são fabricados pela empresa chinesa XAG, e representados com exclusividade no Brasil pelos detentores da Autorização. As autorizações foram publicadas em 11 de janeiro de 2024.

A recente conquista totaliza quatro modelos de drone da XAG a receber a Autorização da ANAC — o primeiro foi o P30, em agosto de 2023. O Grupo Timber é o detentor das autorizações dos modelos V40 e P100, enquanto a Megadrone Brasil detém a autorização do P30 e P40. Para todos os modelos, o cumprimento da Instrução Suplementar IS N° E94.5-001 Rev A se deu de forma voluntária por parte dos requerentes.

O XAG P40 possui um peso máximo de decolagem de 49,1 kg e carrega até 20 litros de payload para pulverização e 25 litros para dispersão. O XAG V40 tem peso máximo de decolagem de 48 kg e capacidade de 16 litros para pulverização e 25 litros para dispersão. Já o XAG P100 tem capacidade de 40 litros para líquidos e 60 litros para sólidos, com peso máximo de decolagem de 88 kg. Todos são fabricados em material composto, com alta resistência estrutural, além do conceito modular, sendo de fácil manipulação para armazenagem, limpeza e manutenção.

Com a Resolução nº 710 da ANAC, que entrou em vigor em maio de 2023 e que classifica os drones aeroagrícolas como sendo Classe 3, independente do peso, desde que respeitando a distância mínima para terceiros e operando VLOS ou EVLOS até 120 metros sobre o solo, a Autorização voluntária é um diferencial para operadores e clientes. É a certeza de que o projeto respeita as diretrizes de segurança da ANAC, alinhadas com o mercado internacional de drones para fins agrícolas. Além disso, a Autorização prevê uma estrutura de suporte para operação e manutenção dessas aeronaves.

No processo conduzido pela AL Drones, alguns mecanismos foram utilizados para garantir mitigações adequadas de projeto contra cenário de Fly-Away (saída do volume autorizado) e automatismos de proteção contra diferentes cenários de falha. Para isso, foi feita uma Análise de Segurança Operacional, assegurando o cumprimento de critérios previstos na metodologia SORA (Specific Operations Risk Assessment), publicada pela JARUS (Joint Authorities for Rulemaking on Unmanned Systems) e EASA (European Union Aviation Safety Agency). Em todo o processo, as empresas envolvidas contaram com o engajamento dos engenheiros da ANAC para avaliação e conferência de documentação.

“Este é um marco para o setor, elevando o número de Projetos Autorizados pela ANAC para operação aeroagrícola a sete diferentes modelos de drone. Essa conquista comprova a atenção dos maiores fabricantes quanto aos requisitos de segurança previstos pela ANAC, aderindo a tais recomendações como forma de garantir a segurança de voo e suporte diferenciado aos usuários”, comenta o cofundador da AL Drones, André Arruda.

Além do XAG P30, P40, V40 e P100, a AL Drones já conduziu a Autorização de Projeto de outros três modelos de drone, totalizando sete modelos autorizados pela ANAC para operação aeroagrícola, o que é um marco para o setor profissional de drones. Ressalta-se que esses sete modelos são todos os que contam com projetos autorizados no Brasil para operação aeroagrícola.

O agronegócio é um dos setores mais beneficiados pela utilização de drones. Dessa maneira, a possibilidade de operadores e clientes contarem com três novos modelos com projeto autorizado pela ANAC para pulverização abre uma janela de oportunidades que beneficiará todo o setor, bem como a cadeia produtiva e de serviços de drones no país.

“A Autorização concedida para os modelos XAG P40, V40 e P100 marca um avanço da segurança de voo no setor, envolvendo fabricantes e operadores em um ecossistema que valoriza o voo seguro no agronegócio brasileiro”, complementa o cofundador da AL Drones, Lucas Florêncio.

Victor Bombo, engenheiro de certificação da AL Drones, comenta que “a autorização destes três novos modelos é mais um passo importante para o setor agrícola brasileiro. Agora os produtores poderão escolher, dentre os modelos autorizados, aqueles que melhor atendam suas necessidades, garantindo uma maior eficiência de aplicação, sem abrir mão da operação segura. Esse avanço só foi possível graças ao trabalho conjunto da AL Drones e dos detentores Grupo Timber e Megadrone Brasil, além da engenharia da ANAC”.

Desde 2017, a AL Drones vem trabalhando para expandir as operações das aeronaves não tripuladas no Brasil, usando os métodos mais rigorosos da indústria aeronáutica para garantir a operação segura e plena dos drones. Com esse objetivo, a empresa já obteve Autorização de Projeto para 16 modelos de drone junto à ANAC, dedicados a operações diversas, como agricultura, mapeamento e delivery.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas notícias