NOTÍCIAS

Voos BVLOS fornecem máxima eficiência e segurança para drones em missões estratégicas

Os voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês) são imprescindíveis para que os drones atinjam sua máxima eficiência em missões estratégicas em vários segmentos da sociedade. Ao voarem sem que o piloto mantenha contato visual com a aeronave ou sem a necessidade de observadores auxiliares, podem alcançar longas distâncias de forma controlada, segura e eficiente.

Há diversas vantagens nesse tipo de operação quando comparada ao voo VLOS (Visual Line of Sight). Como voam mais longe, os drones coletam mais informações com menos decolagens e pousos, aumentando a relação custo-benefício da missão, especialmente levando-se em conta que acabam, em algumas oportunidades, executando as mesmas tarefas que comumente seriam realizadas por um avião ou helicóptero.

Além disso, os voos BVLOS demandam uma carga menor de intervenção humana. Isso é possível graças a características de projeto, engenharia e automatismos de segurança implementados nos drones. Entre esses aspectos, está uma rede de comunicação confiável para enlace C2 (Comunicação e Controle) entre RPA (drone) e RPS (estação de pilotagem remota).

Nesses casos, as missões são previamente programadas no sistema e acompanhadas em tempo real por um piloto ou equipe de solo, que recebe informações detalhadas de telemetria ao longo de todo a missão. Caso haja a necessidade, um operador pode assumir o comando da aeronave ou disparar ações de segurança automatizadas, como retorno para a origem ou terminação de voo.

Essas características tornam os voos BVLOS atraentes para alguns segmentos do mercado. Na agricultura, por exemplo, em apenas um voo é possível fazer a observação de toda a área plantada, ou grande parte da propriedade. Na área de Energia, podem realizar inspeções de linhas de transmissão em larga escala. Também podem ser úteis em missões de busca e resgate, em áreas de difícil acesso por terra.

Outro segmento que desponta como um dos mais promissores a partir dos voos BVLOS é o de delivery. Sem a necessidade do contato visual do piloto, o drone pode sair de um ponto e chegar a outro, inclusive em áreas urbanas, transportando alimentos, medicamentos, amostras de laboratório e produtos em geral. Isso só é possível através do cumprimento rigoroso de todos os requisitos de segurança e operação que, no Brasil, são detalhados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial RBAC-E n°94, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

As missões BVLOS, no entanto, não podem ser executadas livremente. É compulsório que os fabricantes e operadores dos drones demonstrem à Autoridade Aeronáutica que as aeronaves remotas cumprem com requisitos específicos de segurança. No caso do Brasil, é necessário que o modelo do equipamento possua uma certificação específica junto à ANAC, denominada Autorização de Projeto.

A AL Drones, empresa de Engenharia & Consultoria para drones profissionais, tem feito a sua parte para que os voos BVLOS tornem-se mais comuns no país. A companhia traz para seus processos de certificação os mais altos níveis de qualidade e segurança, baseados em expertise adquirida durante anos de atuação na indústria da aviação comercial.

“O voo BVLOS é fundamental para escalabilidade do setor de Drones profissionais. O voo além do alcance visual do piloto, aliado à segurança de projeto e certificação aeronáutica, garante uma operação segura e viável em larga escala, o que impulsiona o mercado dessas aeronaves”, destaca André Arruda, cofundador da AL Drones. “É com esse propósito que a AL Drones tem investido em tecnologia e certificação BVLOS das aeronaves não tripuladas.”

Lucas Florêncio, sócio da AL Drones, explica que “o voo BVLOS tem ganhado espaço no Brasil e no mundo, e exige o cumprimento com aspectos de segurança, onde é fundamental trazer a Filosofia da aviação tripulada às aeronaves remotas. Tanto o projeto quanto a operação da RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) precisam passar por uma análise bastante minuciosa envolvendo, por exemplo, redundância de sistemas, automatismos para proteção do voo, procedimentos operacionais e de emergência, entre outros”.

A AL Drones é pioneira na certificação de drones, tendo conquistado a primeira Autorização de Projeto do Brasil para voos além do alcance visual do piloto. Até o momento, conduziu a aprovação de cinco modelos de aeronaves não tripuladas junto à ANAC, e prossegue investindo na iniciativa para viabilizar e escalar os voos BVLOS no país.

.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas notícias