As empresas AL DRONES e SPEEDBIRD AERO percorreram a jornada para autorização que permitirá os primeiros voos além do alcance visual do piloto (BVLOS) com Drone Delivery.
As entregas por Drone despontam no Brasil e no mundo, como a promessa do futuro. As Autoridades Aeronáuticas de diferentes países têm trabalhado para viabilizar essas atividades, dentro da Regulamentação Aeronáutica, de forma a manter a segurança de voo em seus territórios.
No Brasil, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) têm atuado de forma proativa para viabilizar e desenvolver o setor de Drones do país, incluindo o transporte e entrega de encomendas. A logística aérea não tripulada envolve um escopo operacional bastante desafiador: voos BVLOS (além do alcance visual do piloto), com transporte de cargas.
Em 2019, a companhia norte-americana UPS (United Parcel Service) conquistou a certificação FAA Part 135, para transporte aéreo regular com Drones. A companhia passa a utilizar a certificação para o transporte de cargas leves, mesmo que ainda restrita ao escopo EVLOS (voo com uso de observadores), distante de terceiros. Outras empresas têm despontado nos Estados Unidos e Europa, como a recém-certificada Matternet.
No ano passado, as empresas SPEEDBIRD AERO, pioneira do Drone Delivery no Brasil, e AL DRONES, especialista em Projeto e Certificação de aeronaves não-tripuladas, firmaram o acordo que permitiu obter a autorização para início dos voos BVLOS experimentais com o Drone de entregas, modelo DLV-1. A aeronave recebeu na última quarta-feira, 05 de Agosto de 2020, seu Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), emitido pela ANAC.
Aeronave de entregas, modelo DLV-1, recebe a Matrícula Aeronáutica PP-ZSL
“Para viabilizar o Drone Delivery, existe um caminho a ser percorrido, no sentido de garantir a Segurança de Voo. A entrega por Drones apenas é viável se a operação for realizada de forma segura, tanto em relação aos demais usuários do Espaço Aéreo, quanto em relação às pessoas em solo”, destaca André Arruda, sócio da AL DRONES, empresa que conduziu o processo da SPEEDBIRD AERO para emissão do Certificado junto à ANAC.
Para se tornar viável, a operação de entregas por Drone deve seguir a Regulamentação Aeronáutica, em todos os âmbitos desde o projeto até a operação. “O projeto foi conduzido de forma profissional. Cada detalhe da aeronave foi trabalhado com toda a atenção, tornando a logística aérea não tripulada uma possibilidade no país”, pontua Manoel Coelho, CEO da SPEEDBIRD AERO.
Em Julho deste ano, ocorreram os ensaios finais do processo de emissão de CAVE, com testemunho da Autoridade Aeronáutica ANAC, em São José dos Campos (SP). “Este é um marco para a história da Aviação dos Drones! Demonstramos a operação segura do DLV-1 à ANAC, com sucesso”, ressalta Samuel Salomão, Fundador e CPO da SPEEDBIRD AERO.
Lucas Florêncio, sócio e co-Fundador da AL DRONES, ressalta que “na iniciativa conjunta para a aprovação deste Drone Delivery, levamos em conta a Filosofia aeronáutica para o campo dos Drones. O objetivo é trazer a tecnologia e prática da aviação para esses equipamentos de entrega”.
Equipes SPEEDBIRD AERO e AL DRONES, durante ensaios com testemunho da ANAC para habilitação do Drone Delivery BVLOS
Vislumbrando as oportunidades cada vez mais promissoras de entregas utilizando Drones, as empresas SPEEDBIRD AERO e AL DRONES enfrentaram 1 ano de ensaios e desenvolvimento para chegar à configuração da aeronave que obteve o Certificado CAVE no último dia 05. As entregas aéreas, inicialmente em caráter experimental, atuarão de maneira complementar aos transportes terrestres. “A segurança de solo e voo devem ser a prioridade. Por esse motivo, a SPEEDBIRD AERO e AL DRONES conduzem a maior iniciativa do setor, levando a sério toda a Regulamentação Aeronáutica Brasileira”, ressalta André Arruda.
Por ocasião dos ensaios com a ANAC, as empresas SPEEDBIRD AERO e AL DRONES provaram ser perfeitamente factível a transmissão, em tempo real, das informações de posicionamento do voo do Drone DLV-1, utilizando a rede de telefonia móvel. Esse tipo de informação, conforme consta no UTM Framework, publicado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) em 2018, caracteriza o serviço de Tracking and Location, passo importante para a implantação do UTM no Brasil.
“Uma malha aérea de entregas, integrada ao Espaço Aéreo, não é um sonho distante. Mas precisamos operacionalizar os aspectos de Segurança de Voo, para que isso seja desenvolvido de forma sustentável. No futuro próximo, o uso das tecnologias DAA, Identificação Remota e UTM devem atuar nesse sentido, permitindo expandir as operações”, apontam André Arruda e Lucas Florêncio. É nesse sentido que as empresas SPEEDBIRD AERO e AL DRONES atuarão, de maneira a evoluir cada vez mais as entregas aéreas.
With the advance of unmanned aerial logistics, the perspectives for package delivery open a wide range of opportunities for industry and commerce. In that context, Drones follow the tendency for integration into Airspace and Smart Cities context. The economy in delivery time, lower CO2 emissions and traffic optimization are only a few of the benefits from this innovating UAS sector.
Confira a notícia na íntegra, publicada no portal MundoGEO: