A DJI, líder mundial em drones civis e em tecnologia de câmeras, e a AL Drones, líder no Brasil em consultoria de certificação para drones profissionais, conquistaram o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o drone DJI Matrice 3D operado a partir da DJI Dock 2, abrindo caminho para ensaios em voos BVLOS, ou seja, além da linha de visada visual do piloto.
Com o CAVE, o drone passará por uma série de demonstrações de segurança que são exigidas pelas normas da ANAC, como parte do processo de Autorização de Projeto em andamento na Autoridade Aeronáutica.
A campanha de ensaios prevê a avaliação de características de segurança do projeto, como resposta a falhas de sistemas, perda de enlace com a estação de pilotagem remota, degradação da capacidade de navegação, e resposta a emergências. Também serão testados aspectos de desempenho da aeronave, incluindo autonomia, alcance e capacidade de operação BVLOS em longas distâncias, entre outros.
“Essa é uma grande conquista para a DJI e AL Drones, e marca o início de uma nova fase na campanha de ensaios do Matrice 3D, com o objetivo de obter a Autorização de Projeto para voos BVLOS no Brasil”, afirma André Arruda, cofundador da AL Drones.
Para receber o certificado CAVE da ANAC, um processo rigoroso foi seguido pela AL Drones e DJI, incluindo demonstrações de segurança do projeto e uma análise de risco operacional para assegurar voos BVLOS seguros, mesmo com o propósito experimental durante a campanha de Autorização de Projeto em andamento deste modelo.
O DJI Matrice 3D é um dos drones mais versáteis do mercado e foi projetado para aplicações de topografia, mapeamento de alta precisão e inspeções. Com apenas 1,4 kg, foi desenvolvido para resistir a condições severas, em temperaturas entre -20ºC e 45ºC, e com autonomia de 50 minutos.
Para garantir os melhores resultados, o M3D é equipado com duas câmeras, sendo uma teleobjetiva (CMOS de 1/2″, equivalente ao formato de 162 mm com 12 MP de pixels efetivos) e uma grande angular (CMOS de 4/3, equivalente ao formato de 24 mm com 20 MP de pixels efetivos) com um obturador mecânico, atendendo às necessidades de tarefas de mapeamento de alta precisão de 1:500.
A obtenção do CAVE permitirá que a AL Drones conduza a campanha de ensaios BVLOS com a plataforma DJI M3D/Dock 2, como parte do processo de Autorização de Projeto ANAC. O processo garantirá o uso de toda a capacidade de voos de longo alcance por parte dos futuros operadores no Brasil, que terão a certeza de que a operação será segura e cumprindo todos os requisitos exigidos pela Agência reguladora.
“Este é o primeiro modelo da linha DJI Enterprise a passar por um processo de avaliação de projeto e aeronavegabilidade na ANAC, durante a Autorização de Projeto, sendo um grande marco para o setor de Drones no país”, comenta Lucas Florêncio, também cofundador da AL Drones.
O M3D é operado a partir da DJI Dock 2, uma plataforma que simplifica e otimiza a operação do drone. Com 34 kg e medindo apenas 70 mm x 583 mm x 465 mm, é 75% menor e 68% mais leve que a geração anterior, sendo facilmente carregado por duas pessoas e instalado rapidamente.
O DJI Dock 2 pode ser configurado para realizar missões automaticamente, o que não impede de os operadores controlarem o voo a qualquer momento, de forma manual. Quando conectado ao Dock 2, o drone Matrice 3D pode ser carregado, sem fio, em aproximadamente 32 minutos.
Matheus Mestrinelli, coordenador de certificação da AL Drones, explica que “o CAVE foi emitido pela ANAC após a análise detalhada dos documentos técnicos elaborados pela AL Drones e DJI. Com o certificado, será possível avançar no processo de Autorização por meio dos ensaios em voo BVLOS com o Matrice 3D”.
Os voos experimentais do DJI M3D/Dock 2 marcam também a ampliação da parceria entre a AL Drones e a DJI, que vêm trabalhando juntas desde 2021 no setor aeroespacial. Esta parceria já permitiu a Autorização de Projeto Voluntária concedida previamente pela ANAC para os drones agrícolas DJI Agras T20P, T30 e T40. Com a conquista recente, a primeira Autorização de Projeto BVLOS também deverá ser assegurada em breve pela DJI no Brasil, o que representará um marco sem precedentes para o setor de drones no país.
Sobre a DJI
Desde 2006, a DJI lidera o mundo com inovações em drones civis que permitiram que indivíduos voassem pela primeira vez, que visionários transformassem sua imaginação em realidade e que profissionais inovassem totalmente em seu trabalho. Atualmente, a DJI almeja construir um mundo melhor, promovendo continuamente o avanço humano. Com uma mentalidade orientada para encontrar soluções e curiosidade genuína, a DJI expandiu suas ambições para áreas como agricultura, segurança pública, levantamento, mapeamento e inspeção de infraestruturas. Em todos os cenários de uso, os produtos DJI proporcionam experiências que agregam valor às vidas ao redor do mundo das maneiras mais impactantes.
Para mais informações, acesse:
Site Internet: www.dji.com/br
Facebook: www.facebook.com/DJIDelivery
Instagram: www.instagram.com/DJIGlobal
Twitter: http://www.twitter.com/DJI_Delivery
LinkedIn: www.linkedin.com/company/dji
YouTube: www.youtube.com/@DJIDelivery
Sobre AL Drones
A AL Drones é líder em certificação de drones no Brasil. A empresa fornece serviços de engenharia e consultoria dedicados a drones profissionais. Impulsionada pelo poder transformador dessa tecnologia, a AL Drones trabalha para expandir as operações das aeronaves não tripuladas. A empresa atingiu as primeiras autorizações BVLOS no Brasil e já obteve a Autorização de Projeto para 16 modelos de drones junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A AL Drones lidera a certificação de aeronaves remotamente pilotadas com aplicação em delivery, mapeamento, pulverização, inspeção e segurança.
Para mais informações, acesse:
Website: https://aldrones.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/aldrones_aviation
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/al-drones/