A Speedbird Aero obteve a primeira Autorização de Projeto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para Drone Delivery no Brasil, em processo conduzido pela empresa AL Drones. Considerado um marco na Aviação, a autorização permite que as entregas com Drones se tornem uma realidade definitiva no país, para transportar alimentos e outros produtos de maneira regular e escalável.
Essa Autorização habilita a RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) modelo DLV-1 NEO, fabricada pela Speedbird Aero, a operar comercialmente em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha de visada visual do piloto.
O DLV-1 NEO também se torna o primeiro multirrotor a receber a Autorização de Projeto da ANAC, o que representa uma quebra de paradigma no contexto da certificação de aeronaves remotamente pilotadas no Brasil.
A partir de agora, a Speedbird Aero poderá utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 quilos em um raio de 3 quilômetros, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto.
Após a cerimônia, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (20), a Speedbird Aero passa a ser a primeira detentora de uma Autorização ANAC para Drone Delivery no Brasil.
Autorização marco no setor
A obtenção da Autorização de Projeto para o DLV-1 NEO só foi possível com o engajamento conjunto da Speedbird Aero, a AL Drones, bem como o apoio de empresas parceiras e dos engenheiros da ANAC em todas as etapas do projeto.
O processo junto à ANAC teve uma duração de oito meses, tempo recorde para uma Autorização desta magnitude.
O aspecto segurança é fundamental na Aviação, e foi o principal foco da Autorização de Projeto. O Drone Delivery envolve um escopo de voo bastante desafiador: BVLOS em ambiente urbano.
Dessa forma, além dos ensaios de projeto e sistemas embarcados, todo o conceito operacional foi avaliado extensivamente em conjunto com a ANAC.
Entre outubro e dezembro de 2021, foram realizados testes em parceria com o iFood, para entrega de refeições entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe. O Drone decolava próximo ao Shopping RioMar Aracaju, e percorria 2,8 quilômetros até Barra dos Coqueiros, com pedidos. Esse trajeto com a RPA dura 5 minutos 20 segundos. No modal tradicional, a entrega pode levar entre 25 e 55 minutos, o que confirma a viabilidade dos Drones como aceleradores desse transporte.
As entregas em Aracaju contaram também com a presença do primeiro Birdport Speedbird Aero, um projeto Speedbird Aero e Mercedes Benz, que permite uma estação operacional móvel em uma van sprinter, trazendo mais eficácia e agilidade para toda a logística da operação.
Certificação Aeronáutica: passo definitivo para o Drone Delivery
A parceria entre a pioneira de Drone Delivery Speedbird Aero, e a AL Drones, maior consultoria em certificação de Drones do Brasil, iniciou em 2019. Desde então, as empresas trabalharam engajadas no desenvolvimento e certificação das aeronaves de entrega.
O primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) foi obtido em 2020, para o modelo DLV-1 Legacy. Na ocasião, a autorização permitia a realização de voos BVLOS experimentais, no Shopping Iguatemi de Campinas (SP).
A maturidade desenvolvida pela Speedbird Aero para entregas em caráter experimental foi um grande acelerador da autorização conquistada hoje. Nos últimos anos, a Speedbird Aero agregou novas tecnologias para aumentar a segurança e desempenho das aeronaves. A AL Drones garantiu que todo o projeto fosse desenvolvido e certificado em acordo com os requisitos da Indústria Aeronáutica.
Durante o desenvolvimento, o DLV-1 NEO incorporou conceitos avançados da Indústria da Aviação, para a redundância de sistemas, proteções automatizadas e procedimentos padronizados.
Ensaios em Voo: Segurança nas entregas
A campanha de ensaios em voo, parte do processo de Autorização de Projeto para o DLV-1 NEO, ocorreu entre Agosto e Dezembro de 2021.
“Para viabilizar as entregas por drones, o projeto foi idealizado para garantir a segurança de voo, também permitindo a expansão da tecnologia de maneira sustentável. Cada detalhe foi analisado, em conjunto com a AL Drones, para que seguissem os padrões da indústria aeronáutica, e que as entregas aéreas acontecessem de maneira segura e escalável”, destaca Samuel Salomão, CPO e cofundador da Speedbird Aero.
André Arruda, sócio e cofundador da AL Drones, ressalta que “a Autorização de Projeto do DLV-1 NEO seguiu a prática da certificação aeronáutica, trazendo protocolos de ensaio em voo para que o Drone demonstrasse a segurança na operação. Os ensaios em conjunto com a Speedbird foram completos, envolvendo demonstração de falhas, redundância de sistemas, procedimentos e maturidade da RPA”.
Durante os ensaios, o apoio da ANAC foi fundamental, agregando conhecimento e rigor da Autoridade Aeronáutica para a operação do Drone. A campanha de ensaios envolve os testes com testemunho da própria ANAC, que participou ativamente no processo.
Lucas Florêncio, cofundador da AL Drones, destaca que “na iniciativa conjunta com a Speedbird Aero para a autorização deste Drone Delivery, as empresas levaram a filosofia aeronáutica para o campo dos drones. O objetivo é alinhar a experiência da aviação aos procedimentos de entrega”.
Próximas Etapas
Enquanto o Drone Delivery avança como atividade econômica, novas tecnologias abrem as portas para o futuro das entregas. Conceitos como a Identificação Remota (Remote ID), o UTM (UAS Traffic Management), e o DAA (Detect and Avoid) são apenas alguns dos avanços que permitirão expandir ainda mais a operação dos Drones no Espaço Aéreo em um futuro próximo.
Manoel Coelho, CEO e cofundador da Speedbird Aero acredita que, com o avanço da logística aérea não tripulada, as perspectivas de entrega se abrem para diferentes setores da indústria e comércio. “A diminuição dos tempos de entrega, a redução de custos e das emissões de poluentes, e otimização do tráfego terrestre são apenas alguns dos benefícios dessa atividade inovadora, que decola hoje no Brasil com a autorização concedida pela ANAC ao DLV-1 NEO”, finaliza Manoel.