MAPEAMENTO

AL DRONES obtém primeira Autorização para voos BVLOS do Brasil

Em solenidade realizada em Abril de 2019, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em São Jose dos Campos (SP), a empresa Santiago & Cintra Geotecnologias recebeu o certificado da primeira Autorização de Projeto de RPA (Drone) para voos BVLOS (além do alcance visual do piloto) no Brasil.

A AL DRONES, especialista em Projeto & Certificação de Aeronaves Não Tripuladas, conduziu o processo de Autorização junto à ANAC. Os modelos Autorizados para voos BVLOS são a linha de aeronaves SenseFly: eBee Classic, eBee Classic RTK, eBee Plus e eBee SQ. Esses Drones são comercializados no Brasil pela empresa Santiago & Cintra Geotecnologias.

Equipe AL DRONES e Santiago & Cintra Geotecnologias, durante solenidade para Autorização BVLOS das aeronaves SenseFly eBee

O trabalho de certificação iniciou em Dezembro de 2017 e envolveu o trabalho de engenheiros brasileiros, por parte da AL DRONES, e suíços, por parte da fabricante SenseFly.

Os relatórios de certificação devem demonstrar que o RPA cumpre com os requisitos BVLOS, através de análises de engenharia e ensaios em voo. Aproximadamente 100 horas de ensaio em voo foram realizadas com os Drones, para demonstrar à ANAC o cumprimento dos requisitos de segurança. O processo é trabalhoso, mas garante a segurança da operação dos Drones, em voo além do alcance visual do piloto.

A Autorização emitida pela ANAC permite que as aeronaves SenseFly recebam um Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA (CAER), indicando a capacidade de operar com segurança em voos até 400 pés de altura (120 metros) e raio de 5km em torno da Estação de Pilotagem Remota (RPS).

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp