Drone Delivery: AL DRONES conduz a primeira autorização para voos experimentais BVLOS (além do alcance visual do piloto) no Brasil, para a empresa SPEEDBIRD AERO.
Em Julho de 2019, as empresas SPEEDBIRD AERO, pioneira do Drone Delivery no Brasil, e AL DRONES, especialista em Projeto e Certificação de aeronaves não-tripuladas, firmaram o acordo que permitiu obter a Autorização para início dos voos BVLOS com o Drone de entregas, modelo DLV-1. A aeronave recebeu, no dia 05 de Agosto de 2020, seu Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Equipes SPEEDBIRD AERO e AL DRONES, durante ensaios com testemunho da ANAC para autorização do Drone Delivery BVLOS
Para viabilizar o Drone Delivery, existe um caminho a ser percorrido, no sentido de garantir a Segurança de Voo. A entrega por Drones apenas é viável se a operação for realizada de forma segura, tanto em relação aos demais usuários do Espaço Aéreo, quanto em relação às pessoas em solo. Na iniciativa conjunta para a aprovação deste Drone Delivery, a AL DRONES levou em conta a Filosofia aeronáutica para o campo dos Drones. O objetivo é trazer a tecnologia e prática da Aviação para esses equipamentos de entrega.
As empresas SPEEDBIRD AERO e AL DRONES enfrentaram 1 ano de ensaios e desenvolvimento para chegar à configuração da aeronave que obteve o Certificado CAVE, demonstrando a grande conquista para o setor.
A empresa iFood foi a financiadora da iniciativa, vislumbrando as oportunidades cada vez mais promissoras de realização de entregas utilizando Drones. As entregas aéreas, inicialmente em caráter experimental, atuarão de maneira complementar aos transportes terrestres usados pela empresa. A segurança de solo e voo devem ser a prioridade. Por esse motivo, o iFood procurou a SPEEDBIRD AERO e AL DRONES, que vêm conduzindo a maior iniciativa do setor.
Com o avanço da logística aérea não tripulada, as perspectivas de entrega se abrem para diferentes setores da indústria e comércio. Nesse contexto, os Drones seguem a tendência de integração ao conceito das Cidades Inteligentes. A diminuição dos tempos de entrega, a redução das emissões de poluentes, e otimização do tráfego terrestre são apenas alguns dos benefícios dessa atividade inovadora.